É noite. A florista Elisa Doolittle (Audrey Hepburn) só quer terminar de vender suas belas flores. No entanto, Mestre Enry Higgins (Rex Harrison), um preconceituoso professor de fonética, aposta com seu amigo, o Coronel Hugh Pickering (Wilfrid Hyde-White) que conseguirá transformar a grosseira Elisa numa dama. Uma sinopse simples, porém com arquétipos que fazem muita diferença. Primeiro, vem da grande peça "Pigmalião" de Bernard Shaw. Segundo, o filme conta com a primorosa direção de George Cukor. Terceiro, nos papéis principais os brilhantes Audrey Hepburn e Rex Harrison e quatro, as lindas músicas de Frederick Lower e Alay Jay Lerner (que também assina o roteiro), que são como chicletes que ficam na cabeça de qualquer um, como "Show me" e "The rain in Spain". Fazem com que a história simples, ganhe um esmero que se torne deliciosa de acompanhar.
Sem dúvidas, a direção de George Cukor faz toda diferença. O que dizer da linda sequência que Freddie (Jeremy Brett) canta a extraordinária "On the street where you live", a direção primorosa deixa-a ainda mais bela. Sem a sua sensibilidade, alguns momentos talvez, não seriam tão bons, como a própria "Show me" em que Freddie se atrapalha para fazer o que Elisa pede, percebe-se que se caísse nas mãos de um diretor inexperiente, a cena poderia ser ridícula, mas fica sutil e engraçada. O que vale também para o belo trabalho de Brett que mesmo com um pequeno papel, está arrebatador.
O Oscar em que Rex Harrison ganhou é mais que merecido. O tom dado a Higgins é muito precioso, ele dá uma humanidade ao personagem, que caindo numa má criação pode virar um desalmado. O Rex Harrison faz um Higgins terrivelmente humano, o que faz com que enxerguemos nele muitos intelectuais metidos a não sei lá o quê. Uma pena Hepburn não ter concorrido ao Oscar, a criação da Elisa Dama fica um quê de Elisa Florista, mas compõe uma distinção, que chegamos a esquecer que ela fora uma florista grosseira. Também vale mencionar a brilhante participação de Gladys Cooper como mãe do professor de Elisa, ela é, sem dúvida, uma das atrizes do cinema mudo que melhor conseguiram se adaptar ao falado.
Enfim o filme está aí no Amazon Prime Video e não vê-lo é uma perca de dá ouvidos a beleza e a emoção.
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